Analista de Base de Conhecimento – Confluence

GLOBAL TECH HOLDING PARTICIPACOES & INVESTIMENTOS LTDA

Rio de Janeiro - RJ

1 posição

Integral

PJ
Remoto
Engenharia
Administrativo
Tecnologia

Atua na centralização, organização e evolução de todo o conhecimento corporativo da empresa, utilizando principalmente o Confluence como plataforma oficial.

O foco desse cargo envolve: Gestão do Conhecimento + Documentação Interna + Qualidade + Governança + Indicadores.
Este(a) profissional será responsável por garantir que informações críticas — processos, instruções, políticas, manuais, boas práticas e rotinas internas — estejam documentadas, padronizadas, atualizadas e facilmente acessíveis.
Também atuará em conjunto com a área de Qualidade, apoiando na estruturação de padrões, geração de indicadores, monitoramento de metas e governança das informações corporativas.

Não é uma vaga para suporte técnico, desenvolvimento, atendimento ou implantação.

 

Gestão da Base de Conhecimento

  • Organizar, estruturar e evoluir a Base de Conhecimento corporativa no Confluence.
  • Criar e manter taxonomias, templates, padrões de escrita e categorização.
  • Definir e aplicar governança, versionamento e periodicidade de atualização dos conteúdos.
  • Garantir consistência, padronização e navegabilidade da informação.

Documentação Interna

  • Criar, revisar e atualizar manuais, políticas, procedimentos, playbooks, FAQs e instruções internas.
  • Transformar conhecimento disperso em conteúdo claro, objetivo e acessível.
  • Criar diagramas simples e representações visuais quando necessário.
  • Consolidar informações de diferentes áreas e transformá-las em documentação estruturada.

Apoio à Qualidade, Metas e Indicadores

  • Acompanhar, registrar e organizar indicadores de conhecimento, atualização e aderência aos padrões.
  • Apoiar na geração e manutenção de indicadores da área de Qualidade, status de entregas, metas e objetivos.
  • Garantir que processos documentados estejam alinhados a padrões de qualidade internos.
  • Apoiar a área na consolidação de dados, evolução de práticas e análise de informações.
  • Auxiliar na criação de painéis e relatórios simples que demonstrem o uso, evolução e aderência da Base de Conhecimento.

Cultura de Documentação & Suporte às Áreas

  • Trabalhar em parceria com todas as áreas para capturar conhecimento crítico.
  • Conduzir treinamentos internos sobre boas práticas de documentação e uso do Confluence.
  • Incentivar cultura de aprendizado contínuo, autonomia e reutilização de conhecimento.

Conteúdos Instrucionais

  • Criar vídeos instrucionais simples para apoiar treinamentos internos, quando necessário.
  • Revisar materiais de apoio e garantir qualidade e consistência da informação.

Requisitos

Escolaridade

  • Pós Graduação
  • Graduação
  • Tecnólogo
  • MBA

Idioma

  • Inglês - Intermediário

Habilidade Técnica

  • Experiência com gestão de conhecimento, documentação interna ou qualidade. - Intermediário
  • Domínio do Confluence (spaces, templates, macros, organização). - Intermediário
  • Desejável noções de Jira. - Intermediário
  • Desejável experiência com edição de vídeos instrucionais. - Intermediário
  • Desejável conhecimento de UX Writing aplicado a documentação interna. - Intermediário
  • Experiência com taxonomia, arquitetura da informação ou padronização de conteúdo. - Intermediário
  • Excelente escrita técnica, organização e atenção aos detalhes. - Intermediário
  • Desejável experiência com ferramentas de mapeamento simples (BPMN básico, Draw.io, Whimsical). - Intermediário
  • Familiaridade com indicadores, metas e acompanhamento de informações. - Intermediário
  • Capacidade de transformar conteúdo complexo em informação clara e acessível. - Intermediário

Localização

Avenida Vice-Presidente José Alencar, 0, Barra Olímpica, Rio de Janeiro - RJ, Brasil, 22775-033